A ROTINA DAS CRECHES

     

 

           O desenvolvimento das crianças pode ser considerado como uma evolução das capacidades para realizar uma série de movimentos corporais assim como, a representação mental e consciente dos mesmos. Pensando nisso o município de Mairinque, hoje conta com 5 creches distribuídas em alguns bairros como: Jardim Cruzeiro, Nova Mairinque, CDHU e Recanto dos Eucaliptos. Atendendo aproximadamente 465 crianças na faixa etária de 6 meses a 4 anos, de caráter publico e gratuito, isenta de preconceito e discriminação, atendendo as necessidades de desenvolvimento e aprendizagem das crianças independentemente da origem social, religião, etnia, sexo e convicção política.

 

 

  Tendo por finalidade, atender a primeira etapa da educação infantil, em período integral temos a função de educar e cuidar, não hierarquizando os profissionais que em nossas unidades atuam, todos cumprem o papel de socializador, proporcionando o desenvolvimento a identidade das crianças através de brincadeiras diversificadas. Situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens, orientadas de forma integrada que contribuem para o desenvolvimento de suas capacidades, baseando-se nos cuidados, ressalta-se a higiene, a alimentação e o descanso, sendo as crianças incentivadas, de acordo com seu desenvolvimento, á autonomia e identidade.

 

  

Nossas unidades trabalham de forma unificada e independente, no numero de alunos e bairros seguindo sempre um planejamento anual com rotinas para que as crianças se sintam seguras na creche.

 

 

 
         NOSSA ROTINA:


 

  1. Alimentação

  2. Projeto

  3. Soneca pedagógica

  4. Higienização

  5. Hora do conto

  6. Vídeo

  7. Brincadeiras dirigidas

  8. Cantigas de roda

  9. Roda da conversa


  1. A alimentação:  É acompanhada por nutricionistas para cada faixa etária, sendo 5 refeições diárias: café da manhã, colação, almoço, lanche e jantar.

  1. Projeto: Planejado periodicamente através de reuniões com uma coordenadora de projeto e uma funcionária responsável pelo mesmo de cada creche.

  1. A soneca pedagógica: Faz parte da necessidade fisiológica da criança não substituindo o sono noturno apenas o complementam tendo consciência da importância do sono para as crianças.

  1. A higienização de nossas crianças: Realizada através de banhos, escovação, lavarem as mãos antes e após as refeições, troca de fraldas de acordo com a necessidade de cada criança visando o bem estar de todos.

  1. Hora do conto: Momento em que todas as crianças mais gostam, pois, é hora de sentar no tapete e viajar pelo mundo mágico dos livros. Os livros são selecionados pelas educadoras e as histórias são contadas com recursos tais como: fantoches, dedoches, conto no avental, cenário móvel enfim.

  1. Vídeo: Filmes escolhidos previamente pelas educadoras ou serem trazido pelas crianças utilizando a sala de vídeo uma vez por semana.

  1. Brincadeiras dirigidas: Elaboradas previamente pelas educadoras essas brincadeiras podem ser realizadas interna ou externamente com o uso de utensílios tais como bola, corda, lencinho, cabo de vassoura, bambolê, ou simplesmente brincar.

  1. Cantigas de roda: Tem por finalidade resgatar e preservar a cultura popular, ampliando o conhecimento prévio e construindo junto educando uma forma prazerosa de brincar

  1. Roda da conversa: Hora da integração entre educando e educador, como também hora de fazer os combinados sobre nossa rotina e expor os acontecimentos do dia.

  Nesse ciclo constante de escolha do índice, busca de informação, transformação da informação em conhecimento, a criança se apropria do conhecimento historicamente produzido ao mesmo tempo em que o transforma e recria, preparando-se assim para se tornar um sujeito ativo e produtor de sua própria história.